quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Destruição para Urbanização




Hoje no mundo em que vivemos o homem esta destruindo pra morar,e o caso de muitas cidades aqui do DF.
Com o crescimento urbano acelerado, percebe-se o surgimento de uma série de problemas sócio-ambientais. O crescimento da cidade exige a retirada de boa parte da vegetação natural, o solo passa por um processo de impermeabilização, havendo significativa modificação no ciclo hidrológico.

A cidade é também o local de produção de bens e serviços, desta forma fica clara a necessidade de utilização ilimitada dos recursos naturais para a produção de mercadorias que garantam o funcionamento do sistema capitalista, gerando acumulação de riquezas. Este processo produtivo, além de degradar o meio ambiente com a extração dos recursos naturais, acaba lançando seus dejetos no ambiente, na crença da capacidade também ilimitada de auto-depuração e auto-renovação do meio ambiente.
Tais atitudes têm como conseqüência o aumento continuo da degradação, com a poluição do ar, das águas e do solo como nunca se imaginou na história da Terra.

A urbanização também traz outros problemas como a canalização dos rios, aumento do escoamento superficial, erosão do solo, assoreamento dos rios, enchentes, ocupação de áreas de risco e formação de um micro-clima urbano com ilhas de calor, mecanização e utilização de produtos químicos na agricultura.

Mas estes não são os únicos problemas da urbanização. A destruição ambiental também faz parte dessa problemática.

O governo não consegue recolher o lixo produzido por toda a população, e o que não é recolhido, corretamente, é descartado nos rios e ruas. Nos centros urbanos não há espaço verde suficiente, pois houve a necessidade de se construir muitos prédios para abrigarem as empresas, sendo mais importante ter lucro do que ter um lugar para respirar. Aqui no DF e o caso de Águas Claras, pois ela possui muitos prédios e pouca área verde la em Águas Claras só tem o Parque com o mesmo nome da cidade,porem ele esta abandonado,pois o governo nem se importa pra isso.Nessa imagem o parque parece bonitinho,vai la pra ver.




Fica claro, então, que se por um lado a urbanização parece boa, por outro esconde, ao máximo, esses fatores decisivos para sua avaliação.
Como um lugar que destrói a natureza e coloca a tecnologia acima das pessoas, não dando chances aos menos favorecidos, pode ser considerado um bom lugar?
É hora de começarmos a analisar estas questões que estão diante de nossos olhos e refletirmos sobre esses assuntos, presentes em todos os meios de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário